Marketing educacional, saiba tudo sobre

  1. Home
  2. /
  3. Marketing online
  4. /
  5. Marketing educacional, saiba tudo sobre

Marketing educacional, saiba tudo sobre

Posted in : Marketing online on by : Douglas

Marketing educacional. Um ilustre desconhecido para boa parte das pessoas, esse tipo de propaganda, na verdade, vai muito além apenas da captação de alunos.

Não que esse não seja seu objetivo inicial, afinal de contas todas as instituições de ensino desejam tanto descobrir como captar alunos, como também trabalhar em técnicas que ajudem na retenção de alunos.

Isso porque escolas que captam e retém uma boa quantidade de alunos, conseguem ter um bom rendimento e, até mesmo, uma reputação razoável frente ao mercado.

Mas, além de garantir resultados financeiros, o marketing para escolas agrega valor às instituições, e vamos contar exatamente como isso funciona e, sobretudo, como esse tipo de marketing pode ser uma grande aliada de sua instituição.

O que é o marketing educacional

O marketing educacional não é apenas uma ferramenta para dar mais visibilidade às escolas e permitir que estas lucrem mais.

Esse é um instrumento poderoso que permite às instituições transmitir à comunidade os seus valores, se comunicar com as famílias de seus alunos ou, ainda, conseguir se destacar frente à concorrência.

Isso é possível graças à aplicação de um plano de marketing educacional, conjunto de ações que não apenas melhora a forma como as escolas se comunicam com seus alunos, familiares e pessoas de interesse, como também reforça seu protagonismo na área da educação.

Como o plano de marketing educacional funciona

Um plano de marketing educacional funciona da mesma forma que iniciativas similares, aplicadas a empresas de outros setores: mapeando o comportamento daquelas pessoas que deseja alcançar como seu cliente e preparando estratégias de comunicação que alcancem esse público.

No marketing para escolas, por exemplo, o plano pode atuar em duas frentes, com a elaboração de materiais que ajudem na captação de alunos, quando a instituição estiver em período de matrículas, enquanto atua para reforçar sua autoridade em determinado assunto junto à comunidade.

Esse reforço na capacidade intelectual dos docentes da escola é feito com a ajuda do inbound marketing para instituições de ensino. Aqui, não apenas são aplicadas as técnicas de impulsionamento, como também é necessário um cuidado extra na produção de conteúdo.

Por se tratar de conteúdo educacional, o inbound marketing para instituições de ensino vai considerar não apenas as peculiaridades desse público, como também a comunidade, com a construção de textos, postagens em redes sociais ou materiais de seu site oficial que falem não o que as pessoas querem ouvir, e sim conteúdos que atendam à seus anseios e necessidades.

Nesse plano de marketing educacional sua persona será exatamente aquele vizinho, pai de aluno ou mesmo o colega, que está interessado em melhorar seu conhecimento sobre um determinado tema.

É preciso, também, um amplo planejamento, para que você seja capaz de falar com esse público e dar a ele exatamente o que busca, não apenas respondendo suas perguntas, como também instigando o debate, mostrando que você domina aquilo que fala e está pronto para responder a suas perguntas.

Construindo seu plano desta forma, você conseguirá perceber o quanto o marketing educacional pode contribuir para sua escola crescer.

Gostou das dicas? Leia mais artigos acessando nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *