Como abrir MEI sem ter CNPJ ainda

  1. Home
  2. /
  3. Finanças e negócios
  4. /
  5. Como abrir MEI sem ter CNPJ ainda
abrir-mei

Como abrir MEI sem ter CNPJ ainda

Posted in : Finanças e negócios on by : Douglas

Você está pensando em como abrir uma empresa MEI? Tem alguma habilidade que gostaria de transformar em um negócio, mas não quer pagar todos os impostos altíssimos que o governo federal cobra? Já tem uma microempresa, mas sem registro e deseja criar CNPJ MEI para garantir os seus direitos?

Então saiba que é possível abrir MEI sem nunca ter tido um CNPJ na vida. Na realidade, abrir CNPJ MEI é algo gratuito, que pode ser feito pela Internet e que está à disposição de todo mundo por meio do Portal do Empreendedor, cujo uso é bastante simples.

Contudo, mesmo assim, abrir MEI também pode ser feito com a ajuda de um contador. Afinal, uma microempresa, mesmo que não esteja em um regime de tributação mais complicado, ainda gera dúvidas a quem está envolvido com ela.

Quem está procurando como abrir um MEI e está precisando de orientações preliminares pode continuar lendo este material para encontra-las rapidamente.

Fazer MEI: qual é o processo para abrir MEI online?

A facilidade para abrir MEI é uma das coisas que fizeram com que essa forma de empreender passasse a ser tão comum. O site Portal do Empreendedor foi, inclusive, criado como uma ferramenta para que pessoas de todas as classes e escolaridades conseguissem gerar guias de recolhimento, atualizar informações e muito mais.

O resultado é que a abertura de MEI pode ser feita virtualmente em apenas alguns minutos e tendo a mesma validade que qualquer outra empresa, aberta por outros processos.

Também se pode criar MEI mesmo não tendo CNPJ, como já falado. O motivo é apenas um: o Portal do Empreendedor já fornece todas as facilidades para que o cadastro de pessoa jurídica seja imediatamente feito sem toda a burocracia que os demais empresários encontram quando tentam registrar a sua empresa.

O processo é:

  • Acessar o Portal do Empreendedor clicando aqui;
  • Clicar em “Formalize-se”, que é a aba para pessoas que ainda não têm uma empresa MEI;
  • Clicar em “Formalize-se” de novo;
  • Cadastrar-se na plataforma Gov.br

As instruções seguintes serão referentes à formalização da empresa, incluindo a criação de um CNPJ. Cabe salientar que, antes de clicar em “Formalize-se” pela segunda vez, quem está no processo de abrir MEI deve ler um pouco sobre as obrigações e os direitos, bem como avaliar se a sua atividade desempenhada é permitida pelo governo federal.

Todas essas informações estão no próprio site.

Cancelar MEI é possível a qualquer momento

Ninguém precisa continuar como microempreendedor caso não queira: independentemente do tempo passado desde que o negócio foi aberto, é possível cancelá-lo no site do Portal do Empreendedor, devendo-se tomar apenas o cuidado de não ter impostos em aberto.

Muitas vezes, as pessoas cancelam MEI porque querem que a sua empresa se expanda, sendo preciso outro sistema de tributação, ou porque não querem mais continuar como empreendedores.

Se precisarem, a alteração MEI, que serve para mudar as informações básicas dessa microempresa, também está no referido site, precisando-se clicar em “Já sou”.

Leia mais no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *